Conheça as vantagens da climatização na avicultura e suinocultura
Exposição ao calor pode afetar a produção de ovos e carne suína. Saiba como a climatização na avicultura e suinocultura pode ajudar a sua produção.
Todo pecuarista conhece os impactos que o calor pode causar na produção, sobretudo, quando os animais são expostos ao estresse causado pelas altas temperaturas.
Já se sabe, por exemplo, os benefícios da climatização na avicultura para o bem-estar animal e aumento da produtividade, sendo fundamental que os aviários ofereçam um sistema de climatização.
O Brasil apresenta muitas variações de temperatura e algumas regiões costumam apresentar clima mais quente.
Nos aviários, a exposição ao calor pode causar estresse nas aves, impactando a produção de ovos e também da carne.
Outro benefício da climatização nos aviários é manter a umidade do local controlada, evitando a proliferação de microrganismos nocivos para a saúde das aves e que demandam a utilização de antibióticos.
As pesquisas também apontam os benefícios da climatização na suinocultura.
O Brasil tem se destacado como um produtor de carne suína, o que demanda mais investimento no bem-estar animal como fator determinante para o aumento da produtividade.
Segundo os estudos, a climatização na suinocultura traz benefícios como:
- Ganho de peso;
- Melhora da reprodutibilidade;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Diminuição do estresse;
- Regularidade dos ciclos de parto ;
- Maior fertilidade das porcas.
Para evitar os problemas relacionados com o calor, é ideal que os produtores invistam em soluções de climatização em aviários e na suinocultura.
Os climatizadores e os painéis evaporativos são ótimas opões, pois proporcionam conforto térmico de forma eficiente e econômica.
Leia também: Novidade: Você conhece os benefícios e aplicações dos painéis evaporativos?
Deixe um comentário