A tecnologia que promete limpar os oceanos
Um dos grandes projetos de limpeza dos oceanos está em testes e avançando em aprimoramentos, trata-se do Ocean Cleanup, criado pelo holandês Boyan Slat. O criador do projeto tinha apenas 19 anos quando pensou em uma barreira com a capacidade de segurar os plásticos nas águas oceânicas impedindo que se espalhem.
O ideal para o sistema é permanecer em locais estratégicos e de acordo com as correntes marítimas para coletar a maior quantidade de plásticos em um só lugar, facilitando o trabalho dos navios coletores em retirar os resíduos de forma eficiente em grande escala.
O primeiro protótipo do sistema, com 100 metros de comprimento, já está instalado em alto mar na Holanda com apoio do governo e um monitoramento de quase um ano. Até 2020, deve ser
instalada uma versão de 100 quilômetros entre a Califórnia e o Havaí, onde se localiza a grande mancha do Pacífico.
Hoje, aos 21 anos, Boyan se tornou um empreendedor ambiental e dedica seus dias na divulgação e aperfeiçoamento dos sistemas que auxiliam na limpeza dos oceanos. Um dos primeiros países que receberá a apresentação do projeto será a Indonésia com a segunda maior concentração de detritos do mundo.