Entenda de maneira simples o resfriamento evaporativo

Entenda de maneira simples o resfriamento evaporativo

Imagem que ilustra o funcionamento de um climatizadorVendo esse nome, “resfriamento evaporativo”, pode parecer um conceito muito abstrato e difícil de entender. Que tal exemplificar e simplificar essa ideia? Primeiramente, é necessário lembrar que a evaporação de água é um que processo precisa de calor para ocorrer. Podemos evaporar água de duas maneiras: uma é aquecendo a água até a ebulição e continuar fornecendo calor para evaporar toda a água. Isso acontece por exemplo em uma chaleira no fogão.
Uma segunda maneira é sem aquecer, fazendo ar seco ter contato com a superfície molhada, como acontece quando secamos roupa no varal. Nos dois casos a quantidade de calor necessária para evaporar um litro de água é praticamente a mesma, só que no segundo caso como não há fornecimento de calor, o processo ocorre às custas do calor retirado do ar, da água ou da superfície molhada. Nesse caso quanto maior a superfície molhada exposta ao fluxo de ar, quanto mais seco o ar e quanto mais ar estiver circulando, mais água vai evaporar e mais calor é “retirado” do ambiente. Isso é resfriamento evaporativo.
O Resfriamento evaporativo é um processo que ocorre em moringas de água e nas torres de refrigeração industrial, onde o objetivo é esfriar a água. Na natureza é o que ocorre no nosso corpo quando suamos, onde o objetivo é esfriar a pele, e é o que ocorre também quando saímos molhados da piscina em um dia de vento e sentimos muito frio. Agora, com tantos exemplos, ficou mais fácil entender um dos principais conceitos envolvidos na fabricação dos climatizadores evaporativos da Pólo Clima, onde também ocorre o resfriamento evaporativo, com o objetivo de esfriar o ar. Que tal deixar o seu ambiente mais agradável com o resfriamento evaporativo por meio de um de nossos climatizadores? Entre em contato com um representante ou preencha o formulário em nosso site.
Pensou em climatização? Pensou Pólo Clima.

Share this post


×