Como a umidade relativa do ar interfere na sua saúde

Como a umidade relativa do ar interfere na sua saúde

Em geral sentimos a mudança da umidade relativa do ar conforme as variações de temperaturas vão ocorrendo. Um exemplo é o verão, estação mais seca que causa maior incômodo nos olhos, nariz e no trato respiratório, por ressecar as mucosas (membrana umidificada por secreções glandulares), quando ressecadas ficam mais sensíveis a irritações, suscetível a microferidas e vulnerável a entrada de vírus e bactérias no organismo.

            Além da maioria dos vírus e bactérias sobreviverem mais tempo em ambiente seco, há também as infecções oportunistas que se aproveitam da fraqueza do sistema imunológico, como conjuntivites, doenças alérgicas do sistema respiratório são facilitadas em ambientes mais poeirentos.

            Quanto mais quente o ar nos períodos nos períodos de longa estiagem, menor a umidade do ar.

            O horário crítico, em geral, ocorre entre 15h e 16h. Quando o nível cai para menos de 30%, os prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes: dor de cabeçacomplicações alérgicassangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos que ficam vermelhos e congestionados, ressecamento da pele, cansaço.

            Não está em nossas mãos controlar as variações climáticas que afetam o organismo. No entanto, cabe a nós tomar algumas precauções que podem preservar nossa saúde e melhorar a qualidade de vida especialmente nos períodos em que a umidade do ar está baixa.

Cuidados pessoais

* Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz;

* Procure manter o corpo sempre bem hidratado. Portanto, beba bastante água, mesmo sem sentir sede. Na hora do lanche ou da sobremesa, dê preferência a frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja, por exemplo. Em especial, fique atento à hidratação das crianças, idosos e dos doentes;

* Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;

* Evite a prática de exercícios físicos entre 10h e 16 h;

* Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos depois do banho e na hora de deitar;

* Coloque chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol;

* Aproveite o vapor produzido pela água quente durante o banho para lubrificar as narinas

Cuidados com o ambiente

* Ponha toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores nos aposentos, principalmente nos quartos de dormir;

* Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções oportunistas das vias aéreas;

* Mantenha a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e da poeira em móveis cortinas e carpetes;

* Procure não usar vassouras que levantam o pó por onde passam. Se não for possível utilizar aspiradores, utilize panos úmidos;

* Ligue os ventiladores de teto para cima. Ligados para baixo, levantam a poeira que se mistura no ar que vc vai respirar.

* Deixe o carro em casa, sempre que possível; aproveite para dar uma caminhada quando for percorrer distâncias menores;

* Não queime lixo nem provoque queimadas por descuido ou desatenção;

* Opte por climatizadores ao invés de  aparelhos de ar condicionado.

            Diferente do aparelho de ar condicionado que esfria e retira à umidade do ambiente, os Climatizadores reduzem a temperatura do ambiente através de um processo de umidificação, que é basicamente a captação do ar externo que é conduzido através de um painel umedecido, onde ocorre a diminuição da temperatura do ar através da evaporação da água e ao mesmo tempo aumenta os níveis de umidade. Com seu diferencial de não depender de um ambiente fechado, permitindo a renovação total do ar e ambiente climatizado.

Share this post


×