Outubro Rosa, nós abraçamos essa causa!
Outubro Rosa é um movimento acolhido pelo mundo todo estimulando a participação da população, empresas e entidades. E a Pólo Clima não fica de fora dessa campanha que alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo a todos em torno de tão nobre causa.
A campanha tem como objetivo principal alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. É o câncer mais comum entre as mulheres resultante da multiplicação de células anormais na região mamária.
O movimento surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 para fortalecer a luta contra a doença, conscientizando e compartilhando informações, especialmente para as mulheres, sobre os riscos, proteção, como detectar precocemente o câncer e o tratamento.
Sintomas
Todos nós devemos estar atentos a mudanças no nosso corpo, se caso a mulher identificar alguns desses sintomas, deve-se procurar um especialista para uma avaliação diagnóstica. Nunca entre em pânico, pois pode ser alguma outra coisa.
- Caroço/nódulo indolor;
- Pele da mama avermelhada e com textura similar a uma casa de laranja;
- Alterações no mamilo (bico do peito)
- Pequenos nódulos nas regiões abaixo dos braços e pescoço;
- Saída espontânea de liquido dos mamilos;
Tratamento
O tratamento é diferente a cada tipo e estágio do tumor, pode variar entre terapia sistêmica, como a quimioterapia, terapia local, como a cirurgia e radioterapia, terapia hormonal e terapia-alvo.
Detecção precoce
São maiores as chances de tratamento e cura do câncer de mama se identificado nas primeiras fases, portanto as mulheres precisam observar sempre seus corpos, principalmente as mamas.
Mulheres de 50 a 69 anos é recomendável a realização da mamografia a cada dois anos, mesmo que não haja sintomas
Prevenção
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, práticas saudáveis no dia a dia podem evitar até 30% dos casos do câncer. Realizar atividades físicas, evitar o consumo de álcool, ter uma boa alimentação, amamentar e manter o peso ideal são umas das principais medidas.
O foco pode ser as mulheres, mas a luta é todos!