A importância da climatização para alimentos perecíveis

A importância da climatização para alimentos perecíveis

A refrigeração é fundamental para produção, transporte e armazenagem de alimentos. O controle da temperatura em todas as etapas do processo aumenta o tempo de conservação desses produtos, além de evitar sua contaminação por agentes infecciosos que prejudicam a saúde da população.

O frio impede a reprodução de microrganismos patogênicos, que causam intoxicação ou infecção alimentar. Uma das estratégias para prevenir essas doenças é preservar a integridade dos alimentos. Essa é a razão pela qual há tantas regras e referências normativas para a indústria alimentícia

Além de preservar a saúde, a refrigeração correta dos alimentos evita perdas de estoque, reduz custos e otimiza o consumo de energia e garante a qualidade do produto que chega à mesa do cliente final. Dessa maneira, a temperatura correta deve ser mantida em toda a cadeia do frio.

Somando mais de 90 mil lojas no setor, os supermercados são as principais fontes de alimentos para os brasileiros (sejam as compras feitas presencialmente ou online). Uma das razões é porque estes estabelecimentos reúnem comidas de diversos setores produtivos, como frigoríficos, laticínios e farináceos.

Um dos grandes desafios dos supermercadistas é ter de armazenar todos esses produtos, já que cada um deles tem uma necessidade específica de resfriamento ou congelamento. 

Isso faz com que um dos maiores pesadelos destes empresários seja a redução da vida de prateleira dos produtos por falha na refrigeração. Pensando nisso, os clientes devem buscar soluções como os climatizadores, que além de ajudar na preservação dos alimentos, ainda garante um ambiente confortável para os clientes.

A baixa temperatura do ambiente de um hortifrúti tem uma grande importância para a qualidade das frutas e/ou hortaliças. Ao serem removidas da planta, as frutas/hortaliças estão dispostas a terem seu amadurecimento mais rápido, mas com a sua temperatura baixa, acaba tendo um retardamento nesse processo.

Como ela não se pode abastecer de nutrientes e água da planta ela deve sobreviver em base a suas próprias reservas acumuladas no campo. Quanto maior for a temperatura, a fruta e/ou hortaliça respira mais, consome antes suas reservas e morre mais rápido. Pelo contrário, com temperatura mais baixa o efeito é inverso.

Com o resfriamento as frutas e hortaliças têm um retardamento na sua maturação, diminuem os microrganismos e a perda de água do vegetal.

Quer saber mais sobre os climatizadores e descobrir o ideal para a sua necessidade? Entre em contato com a gente, e garanta a qualidade e garantia que só a Pólo Clima oferece.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × três =


×