Outubro Rosa: mês de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama
Outubro Rosa é uma campanha internacional que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama. Esse movimento foi criado na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e no Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 13.733/2018 que dispõe sobre as ações que devem acontecer durante o mês de outubro.
No mundo e no Brasil, a principal finalidade da campanha é alertar as mulheres sobre a necessidade de prevenção. Por isso, os pilares do Outubro Rosa são baseados em ações informativas que visam oferecer às mulheres informações de como ter acesso aos serviços de diagnóstico e sobre a necessidade do autoexame, aquele que a própria mulher pode fazer e ajuda a detectar anomalias nas mamas em estágios iniciais.
O câncer de mama é uma doença grave e com altas taxas de mortalidade. Esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que em 2020, sejam registrados mais de 60 mil novos casos.
A prevenção do câncer de mama não depende de um fator pontual. Há exemplos de mulheres que desenvolvem esse tipo de câncer devido características genéticas. O que deve ser feito é a observação, o controle dos fatores de risco externos e incluir exames como a mamografia na rotina de cuidados com a saúde, principalmente as mulheres com 40 anos ou mais.
O controle dos fatores de risco externos pode ser feito por meio da alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes e proteínas saudáveis. A prática de atividade física regular também faz parte da prevenção.
Além desses hábitos, é importante que a mulher toque-se e faça diariamente o seu autoexame. Ao detectar caroços por menores que sejam, alterações no tamanho ou forma das mamas, crostas ou feridas, procure a avaliação de um especialista. Quanto mais cedo o câncer de mama for detectado, maiores são as chances de tratamento e cura.
A informação ajuda a salvar vidas e o autocuidado também. Por isso, o Outubro Rosa é uma causa de todos.
Deixe um comentário