Brasil inaugura usina solar no Amazonas

Brasil inaugura usina solar no Amazonas

           Foi inaugurado no mês de março, o protótipo para a geração híbrida de energia elétrica. O projeto consiste na instalação de placas solares sobre flutuadores que serão mantidos na Hidrelétrica de Balbina, localizada em Presidente Figueiredo, no Amazonas.img_2013_1

            Segundo o Ministério de Minas e Energia, as placas solares flutuantes vão gerar energia complementando o trabalho das hidrelétricas fornecendo eficiência e segurança enérgica, além da redução de custos, para que a tarifa de energia fique mais barata no país.

            As placas solares na usina amazonense vão gerar inicialmente 1MWp  (megawatt) de energia. Essa produção será monitorada para analisar a eficiência do projeto, a interação de “usinas” solares com as hidrelétricas e influências no ecossistema. Após esses estudos, a expectativa é de aumentar essa produção para abastecer milhares de casas.

            O Brasil tem grande capacidade para isso, pois possui várias hidrelétricas com espaço para a coleta de energia solar. Segundo o Instituto Socioambiental, a iniciativa do governo é favorável, pois estimula a produção de energia em fontes renováveis, gera emprego e auxilia na economia brasileira.

Share this post


×