Resfriamento evaporativo
A evaporação de água é um que processo precisa de calor para ocorrer. Podemos evaporar água de duas maneiras: uma é aquecendo a água até a ebulição e continuar fornecendo calor até evaporar toda a água, como em uma chaleira no fogão , a outra é sem aquecer, fazendo ar seco ter contato com a superfície molhada, como quando secamos uma toalha no varal . Nos dois casos a quantidade de calor necessária para evaporar um litro de água é praticamente a mesma, só que no segundo caso como não estamos fornecendo calor, o processo ocorre às custa de calor retirado do ar, da água ou da superfície molhada. Nesse caso quanto maior a superfície molhada exposta ao fluxo de ar, quanto mais seco o ar e quanto mais ar estiver circulando, mais água vai evaporar e mais calor é “retirado” do ambiente. Isso é Resfriamento Evaporativo.
É o que ocorre moringas de água e nas torres de refrigeração industrial, onde o objetivo é esfriar a água. Na natureza é o que ocorre no nosso corpo quando suamos, onde o objetivo é esfriar a pele, e é o que ocorre também quando saímos molhados da piscina em um dia de vento e sentimos muito frio. É também o que ocorre no climatizador evaporativo onde o objetivo é esfriar o ar.
Comments (2)
Preciso de um orçamento com urgência para instalação de climatizador(es) num restaurante com 400m2 de salão aberto (sem paredes ou janelas).
Olá Christian, estraremos em contato com você por e-mail.