Cana-de-açúcar é matéria prima para produção de pneus

Cana-de-açúcar é matéria prima para produção de pneus

Há muito tempo atrás as rodas dos meios de transporte eram feitas de ferro ou madeira, o que causava desconforto para as pessoas em ruas esburacadas. A partir do ano de 1988, os pneus começaram a ser de borracha.
Recentemente, a petroquímica brasileira Braskem, do grupo Odebrecht, junto de grandes parcerias, como a americana Amyris, do setor de biotecnologia e a fabricante francesa de pneus Michelin anunciaram que estão com novas produções de pneus utilizando um novo material derivado da cana-de-açúcar.
As grandes empresas estão trabalhando para o desenvolvimento dessa tecnologia que permita a utilização de açucares das plantas, como a cana-de-açúcar e fontes de celulose para a produção e comercialização do isopreno renovável, a matéria prima que vai ser utilizada na produção dos novos pneus e outras aplicações que compõe borrachas.
Segundo o consultor de Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Alfred Szwarc, esse projeto entra para o grande leque de contribuições significativas por meio da cana que vai além do açúcar e etanol.
Com o aumento da demanda por bioplásticos, o uso da cana para a produção dos pneus é uma grande ação sustentável. Além da mudança da matéria-prima, o pneu verde influencia na economia para o motorista, já que o pneu é responsável por até 20% do consumo de combustível, logo auxilia também com a emissão de gases poluentes.
O funcionamento do novo produto é diferente, foi analisado e a quantidade de rolamentos dos pneus verdes é menor que a do convencional. Portanto quanto menor a rodagem, menor o gasto de combustível e emissão de dióxido de carbono no ambiente.
O desafio agora é tornar viável a comercialização do produto para a produção em grande escala.

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