Calor excessivo prejudica a saúde do trabalhador

Calor excessivo prejudica a saúde do trabalhador

Indústrias e comércios devem se atentar às normas e buscar soluções inteligentes
 
A temperatura inadequada no ambiente de trabalho pode interferir no rendimento, além de promover doenças e diversos perigos à saúde. A saúde é afetada por fatores ambientes, como a temperatura, umidade, calor radiante e a velocidade do ar, podendo agravar conforme a idade, peso, estado físico, condições orgânicas e sua adaptação à temperatura.
Em condições de calor não adequadas, o trabalhador pode sofrer de insolação, devido a falta de mecanismo do corpo para regular a temperatura, acarretando confusão mental, convulsão, perda da consciência, coma e pode até levar a morte.
Outra consequência do calor é a desidratação por meio da transpiração, o que pode acarretar náuseas, dores de cabeça, fadiga, debilidade, desmaios, porém mesmo ingerindo grande quantidade de água e não repor a perda dos sais do organismo pode levar a dores musculares, como a câimbra.
 
Normas
Para tanto, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – prevê normas e diretrizes para que indústrias e comércios contemplem seus funcionários com um ambiente seguro e condições de trabalho adequadas.
Os valores recomendáveis para os parâmetros físicos de temperatura, umidade, velocidade e taxa de renovação do ar e de grau de pureza do ar, deverão estar de acordo com a NBR 6401 – Instalações Centrais de Ar Condicionado para Conforto – Parâmetros Básicos de Projeto da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que determina que a faixa recomendável de operação das Temperaturas de Bulbo Seco, nas condições internas para verão, deverá variar de 23°C a 26°C, com exceção de ambientes de arte que deverão operar entre 21°C e 23°C. A faixa máxima de operação deverá variar de 26°C a 27°C, com exceção das áreas de acesso que poderão operar até 28°C. A seleção da faixa depende da finalidade e do local da instalação. Para condições internas para inverno, a faixa recomendável de operação deverá variar de 20°C a 22°C.
 
Soluções Inteligentes
A Polo Clima, empresa que se destaca no ranking dos melhores climatizadores do Brasil, oferece soluções para os segmentos residenciais, comerciais e industriais, em seus diversos tipos de atividades. Além da qualidade em climatizadores, a empresa se destaca pelo sua consultoria e atendimento personalizado, que garantem a escolha certa para cada segmento e assistência técnica rápida e eficiente.
Os climatizadores evaporativos Polo Clima proporcionam ar limpo, filtrado e renovado, na temperatura e umidade adequada para o conforto térmico, garantem a economia de energia elétrica aproximadamente 90% menor, se comparado com sistemas de ar condicionado convencional, baixo custo de aquisição, instalação, operação e manutenção. É a solução ideal para adequar a sua empresa nas normas da Anvisa e oferecer a temperatura ideal que seus colaboradores merecem.
 
 

Share this post


×